Histórico

1953
Fundação da Casa de Carnes Mineira, em Anápolis (GO)

Foi na cidade de Anápolis (GO) que José Batista Sobrinho, o “Zé Mineiro”, deu início ao que é a JBS hoje.

1957
Ida para Brasília (DF)

O início da construção de Brasília (DF), um dos marcos do governo de Juscelino Kubitschek, gerou chances de crescimento para muitos brasileiros. José Batista Sobrinho se tornou um dos primeiros fornecedores de carne bovina para os canteiros de obra que deram origem à nova capital federal.

1968
A primeira aquisição

Aquisição da primeira planta de abate em Planaltina (DF).

1970
Aquisição da primeira unidade frigorífica e nascimento do nome Friboi

Após o término da construção de Brasília (DF), o fundador da Companhia viu a oportunidade de expandir seu negócio com a compra da primeira unidade de processamento de bovinos, em Formosa (GO). Foi a primeira vez que a empresa operou uma unidade com Serviço de Inspeção Federal (SIF). Nessa época, surgiu também a marca Friboi, nome que vem da junção das palavras frigorífico e boi.

1980
Aquisição da unidade em Planaltina-DF

A compra da unidade em Planaltina (DF) representou a expansão do processamento de 100 para 300 animais por dia, permitindo a ampliação das vendas para as regiões Sul e Sudeste do país.

1988
Aquisição da unidade em Luziânia-GO

Com a venda da unidade de Planaltina (DF), construiu uma fábrica de sabão. Três anos se passaram e a paixão pelo setor da carne bovina falou mais alto. Isso motivou a aquisição de uma nova unidade em Luziânia (GO).

1993
Unidade em Anápolis (GO), a primeira com sala de desossa

Para aumentar a capacidade produtiva, a empresa arrendou e depois comprou do Grupo Bordon a unidade de Anápolis (GO). Essa iniciativa representou um passo importante, pois ali foram comercializadas as primeiras carnes desossadas.

1996
Aquisição da unidade em Goiânia (GO) e o início das exportações

A compra da unidade de Goiânia (GO), da Anglo, permitiu o acesso dos produtos da empresa ao mercado externo, realizando sua primeira exportação

1997
Aquisição da unidade em Barra do Garças (MT) e início dos pilares do sistema de gestão da JBS

Foi na unidade de Barra do Garças (MT) que nasceram os pilares do sistema de gestão da JBS. A implantação dessas ferramentas aprimorou a capacidade da empresa para operar suas fábricas distribuídas por todo o Brasil.

1999
Aquisição da unidade em Andradina (SP)

Estreia da JBS no negócio de industrializados, que possibilitou a entrada no mercado americano. Foi também a primeira fábrica da empresa no Estado de São Paulo.

2004
Instalação da sede corporativa na cidade de São Paulo (SP)

O ano de 2004 representou um grande passo na história da JBS com a mudança de sua sede para a cidade de São Paulo, centralizando todas as operações num prédio icônico para o setor de carnes.

2005
Aquisição da Swift na Argentina

A empresa deu início ao seu processo de internacionalização ao adquirir as operações da Swift Armour na Argentina, maior e mais reconhecida marca do setor naquele país.

2007
Abertura de capital e compra da Swift nos Estados Unidos e na Austrália

O ano de 2007 foi transformacional. A JBS abriu o capital na Bolsa de Valores de São Paulo, no maior IPO já registrado até aquela data no mercado nacional. A empresa passou a se chamar JBS em homenagem ao seu fundador José Batista Sobrinho. Ainda nesse ano, a JBS adquiriu a Swift nos Estados Unidos e na Austrália. Foi um salto na internacionalização da empresa, que passou a operar unidades de processamento de suínos e ovinos.

2008
Expansão dos negócios no exterior e consolidação da liderança na indústria da carne

A JBS adquire a Tasman Group na Austrália; a Smithfield Beef, divisão de bovinos da Smithfield Foods nos EUA; e os confinamentos da Five Rivers, com capacidade de 2 milhões de animais por ano.

2009
Aquisição da Pilgrim’s nos Estados Unidos e a incorporação do Bertin no Brasil

Ao adquirir o controle da Pilgrim’s Pride, a JBS marcou sua entrada no setor de aves e preparados à base de frango.
No Brasil, a incorporação do Bertin representou a consolidação da JBS como empresa líder no segmento de bovinos. A operação permitiu o início no setor de processamento de couros wet blue e semiacabados, além de outros negócios correlacionados ao core business.

2010
A expansão continua

O grupo adquire a Tatiara Meats e os ativos da Rockdale Beef, na Austrália, e o Grupo Toledo, na Bélgica. Também anuncia a aquisição do confinamento McElhaney nos Estados Unidos, e amplia sua participação na Pilgrim’s Pride para 67,27%. Realiza entre abril e maio uma oferta pública primária de 200 milhões de ações ordinárias.

2011
Crescimento no mercado europeu

JBS adquire a empresa italiana de embutidos Rigamonti.

2012
Novos investimentos no mercado dos Estados Unidos e a ampliação da capacidade de processamento de bovinos no Brasil

Nos EUA, a JBS amplia sua participação na Pilgrim’s Pride, uma reafirmação de sua confiança no potencial do setor de frango no país. No Brasil, amplia sua capacidade anual de processamento de bovinos em 2 milhões de cabeças e inicia operação no segmento de aves, expandindo em 15% sua capacidade global de produção, por meio do arrendamento dos ativos da Frangosul.

2013
Fortalecimento da Companhia no segmento de alimentos preparados; Liderança global no processamento de couro; mais expansão na América do Norte

Com a aquisição da Seara, a JBS se consolidou como uma das empresas líderes no setor de aves, suínos e alimentos preparados no mercado brasileiro. A JBS adquire também a Zenda, líder na indústria de couro com sede no Uruguai e operações em diversos países. Com essa compra, a JBS se torna a maior processadora de couro do mundo. Na América do Norte, a JBS adquire os ativos da XL Foods nos EUA e Canadá.

2014
Expansão das operações de aves no Brasil e México

A JBS adquire as operações de aves da empresa Tyson no Brasil e no México.

2015
Um ano de forte expansão e consolidação internacional: Austrália, Europa e Estados Unidos

A Companhia adquiriu a Primo Smallgoods, empresa líder no mercado australiano; a Moy Park, marcando o avanço da construção da plataforma de produção e distribuição de produtos preparados da JBS na Europa; e a operação de suínos da Cargill nos EUA, que posicionou a JBS como a segunda maior processadora de suínos no mercado americano.

2016
Aquisição da Gold’n Plump

A Pilgrim’s adquire a GNP, empresa de produtos de alto valor agregado de frango com presença em todo o território americano. A aquisição permitiu à JBS a expansão geográfica de sua produção e da sua base de clientes e um amplo portfólio de produtos com certificação orgânica.

2017
Aquisição da Plumrose USA

A JBS USA conclui a aquisição da Plumrose, e dá continuidade à estratégia de expandir o seu portfólio de produtos preparados, de alto valor agregado e com marca, fortalecendo a sua base de clientes e distribuição geográfica nos Estados Unidos. A Plumrose opera no segmento de produtos preparados e de alto valor agregado, incluindo bacon, presunto, carnes fatiadas, e cortes suínos, comercializados através de marcas reconhecidas. A Companhia é respeitada no mercado norte americano pela qualidade dos seus produtos e alto nível de serviço.

2019
Aquisições no Reino Unido e Brasil: Tulip e Marba

A Pilgrim’s fecha a aquisição da Tulip, empresa líder na produção de carne suína com operações no Reino Unido. A compra torna a PPC líder na Europa em proteína e alimentos preparados.
No Brasil, em linha com a estratégia da Companhia de ampliar a participação de produtos de maior valor agregado, a Seara adquire a Marba, uma das marcas mais tradicionais no segmento de frios e embutidos e referência no segmento de mortadelas em São Paulo. No mesmo ano, a Seara lança ainda a Linha Incrível, que traz opção completa de alimentos 100% vegetais.

2020
Lançamentos de projetos importantes para a estratégia de negócio da JBS

No ano, a JBS lança o programa Fazer o Bem Faz Bem, dedicado a promover ações para transformação e apoio social com grande impacto. Também em 2020, é lançado o Fundo JBS Pela Amazônia, dedicado a fomentar e financiar iniciativas e projetos que visam o desenvolvimento sustentável do bioma amazônico. Além disso, no Brasil, por meio da Seara, a JBS adquire os ativos de margarina e maionese da Bunge. E a JBS USA conclui a aquisição de participação acionária na Empire Packing Company, L.P.

2021
Programas e projetos para a perpetuidade da Companhia

A JBS anuncia o seu objetivo de ser Net Zero até 2040. A empresa se comprometeu a zerar o balanço líquido das emissões de gases de efeito estufa em suas operações diretas e indiretas e compensar as emissões residuais. Também nesse ano, a JBS adquire a Vivera, terceira maior produtora de produtos plant-based na Europa, além de anunciar a aquisição da empresa espanhola BioTech Foods, marcando seu ingresso no mercado da proteína cultivada. A Pilgrim's Pride também realiza a aquisição dos negócios de alimentos do Kerry Group no Reino Unido e na Irlanda. A compra inclui as marcas Kerry Meats e a Kerry Meals. Na Austrália, adquire a Rivalea, líder na criação e processamento de carne suína no país. A compra da Huon Aquaculture, segunda maior produtora de salmão da Austrália, marca a entrada da JBS no negócio de aquicultura, com produção própria de peixes. Nos Estados Unidos, a Swift Prepared Foods anuncia a aquisição da Sunnyvalley Smoked Meats, importante produtora de bacon defumado, presunto e peito de peru. Ainda em 2021, a Rigamonti comunica a aquisição do Grupo Kings, líder de mercado na produção de charcutaria italiana com unidades na Itália e nos Estados Unidos.

2022
Ampliação dos investimentos em novos segmentos

A JBS USA anuncia a aquisição da TriOak Foods, fortalecendo a capacidade da companhia de fornecer produtos suínos de alta qualidade. É concluída a aquisição do controle societário da BioTech Foods. A Companhia anuncia também a escolha da cidade de Florianópolis (SC) para o JBS Biotech Innovation Center, centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação em biotecnologia de alimentos e de proteína cultivada no Brasil.

2023
70 anos de história

A JBS comemora 70 anos. Uma empresa que iniciou como um pequeno açougue no interior de Goiás, hoje é uma das maiores empresas de alimentos do mundo.
Também em 2023, a JBS evolui sua marca. Um processo de evolução que representa o momento atual: uma empresa multiproteína, multigeográfica, dinâmica e voltada para o futuro